Policiais Federais são emboscados em fazenda próximo a Buritis

Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas no protesto que derrubou árvores e queimou pontes na linha 6, estrada que dá acesso ao distrito, deixando desta forma os homens da operação ambiental bloqueados dentro da Flona.111111111111Conflito por Terras deixa um ferido em Rio Pardo
Moradores do distrito de Rio Pardo em Porto Velho estão protestando desde a manhã desta quarta-feira ( 13) contra supostos abusos de homens da Força Nacional, Goe e fiscais do ICMBIO que estão em operação na Floresta Nacional do Bom Futuro em Rondônia.
Os moradores por telefone relatam que os policiais supostamente teriam inclusive baleado um morador. Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas no protesto que derrubou árvores e queimou pontes na linha 6, estrada que dá acesso ao distrito, deixando desta forma os homens da operação ambiental bloqueados dentro da Flona. São cerca de 10 camionetes com 40 servidores que estão ‘presos’ na selva. Só conseguem sair caminhando, afirmam moradores que estão na ‘boca’ da entrada do distrito em vigília. Os carros terão que ficar dentro até que se construam novas pontes para retirada dos veículos públicos.
O clima na região é de tensão. Há alguns dias, cerca de 170 camponeses que tinham sido despejados, retornaram para suas demarcações. Segundo os manifestantes, no acordo anterior para desocupação, ficou acertado que em 30 dias os moradores seriam realocados em outra área. Passados mais de um ano e sem definição por parte do Governo Federal resolveram voltar ‘para dentro’ da FLONA.
De acordo com José Luis Saldanha, presidente da Associação Boa Esperança, os moradores pedem a reabertura de negociação entre Governo do Estado e ICMBIO – Instituto Chico Mendes para permuta de áreas públicas que permita que os mesmos permaneçam nas terras, que inclusive já se encontram desmatadas.
na redação do comando190, dão conta que um comboio composto pela Polícia Federal, Polícia Militar, Ibama e Força Nacional estavam voltando de uma Operação de “Desintrução” em uma área da Flona Bom Futuro, onde vários sem-terras invadiram uma grande área da reserva e resistiam à saída, mesmo com ordem judicial. Durante a Operação, houve várias prisões e quando o comboio já estava retornando para Buritis, se depararam com uma ponte em chamas. Neste momento, houve uma intensa troca de tiros com vários indivíduos que estavam escondidos no meio do mato e um sem-terra acabou baleado na perna.

 

Fonte: buritisnews

Sobre Jaru Web - JaruWeb.com
JaruWeb - Noticias 24 horas por dia JaruWeb - Seu Canal de Notícias - Jaruonline 24 horas por dia Jaru/RO - Brasil JaruWeb - Seu Canal de Notícias - Jaruonline 24 horas por dia

Deixar um comentário